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Alimentos termogênicos naturais para emagrecer mais rápido

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Escrito por Ariane Pratti

Qual a quantidade dos alimentos que aceleram o metabolismo? Quanto consumir sem ficar intragável e parecer remédio?

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Termogênicos podem ajudar a acelerar o resultado da dieta, se usados nas   quantidades e horários adequados, sem efeitos colaterais.

Por Ariane Pratti Redatora Publicitária pelo Senac, Editora do Site.

Com revisão do Dr. Ruggero Guidugli – Graduado pela Unifesp e Especialista em Medicina Esportiva.

 

Muito se fala sobre alimentos termogênicos para acelerar o metabolismo e o resultado do exercício, aliado à dieta. Mas como usar? Quais as quantidades? Quais efeitos colaterais?Água de gengibre, gengibre em pó, spirulina em pó e outros termogênicos naturais não agradam você? Como incluir na alimentação sem ficar intragável, parecendo remédio? 

Chás ricos em cafeína lhe causam ansiedade e insônia? Confira várias opções de uso, afinal, a dieta não tem que ser uma tortura! Você também prefere ter um cardápioapp-dieta-calorias-nutrifsoft flexível, repleto de opções de acordo com suas vontades e o que há à disposição, certo? Por isso, em vez de menu de dieta com termogênicos ou dieta detox, opto por selecionar os ingredientes abaixo ou suplementos, e então montar o cardápio em app de Dieta, que é grátis, mas tem nutricionista que você pode solicitar.(Meu antes e depois no link).

 Dieta com termogênicos: a melhor é a que você monta no de acordo com seu gosto e adapta dia a dia, por isso sugiro incluir os itens abaixo no menu do seu diário no aplicativo. Ninguém merece correr para o mercado por causa do menu ou passar vontade desnecessária no restaurante, concorda?

 

‼️Suplementos com cafeína podem desencadear

                  insônia, ansiedade intensa, *taquicardia e bipolarismo em 

                                   quem tem histórico (familiar ou pessoal)‼️

Por: Dr. Ruggero Guidugli, Consultor do S2 Atividade Física

*Taquicardia: aceleramento cardíaco, dor no peito, tontura, desmaio e dificuldades para respirar

 

QUANDO, COMO E QUAL A QUANTIDADE DE TERMOGÊNICOS USAR?

É consenso dentre nutricionistas que termogênicos para sedentários não faz tanto efeito, sobretudo os com pouca cafeína, que causam menos efeitos colaterais ou nenhum, como os a seguir. É recomendável que, de forma geral, termogênicos sejam ingeridos:

  1. Mais de uma vez por dia. Em geral 2, para alimentos e suplementos termogênicos em cápsula.Confira o rótulo do que você usar. Chás emagrecedores, no entanto, costumam ser ingeridos de 4 a 5 vezes por dia, 
  2. Em geral, até 30 minutos antes antes do café da manhã ou do almoço (antes da janta se não causar insônia).
  3. Se for malhar após refeição principal, aguarde 1h30. Se for um lanche leve, com poucas fibras e pobre em gorduras, espere 30 minutos, preferencialmente apenas  com carboidratos . Se for logo antes, pode ser carboidrato simples (rápida absorção), como tapioca com recheio que não tenha fibras (como pasta de amendoim) ou batata inglesa.
  4. Até meia hora antes do treino
  5. Até 2 horas após os exercícios, quando o metabolismo está  bem acelerado.
  6.  Em geral até 18 horas, em função do seu metabolismo, treino e do tipo de termogênico ( se afeta o sono).
  7.  Para emagrecer, alimente-se a partir de 30 minutos após o treino, devido ao metabolismo acelerado, e até 3 horas depois. Para ganhar massa, tome seu whey com carboidrato simples e canela (por exemplo) entre 15 e 30 minutos após o treino. Lembre-se que se for carboidrato de alto índice glicêmico, deve ser batido com whey, já que o líquido tem rápida absorção.
  8. Vitamina com canela  após treino noturno pode prejudicar o sono para mim, mas não para você, ou não sempre. Verifique como você se sente e se está em uma fase agitada e cheia de preocupações. Converse com nutricionista.
  9. Vitaminas de termogênicos com laticínios de origem animal não são saudáveis, evite-os. Segundo a Universidade Americana de Harvard, esses alimentos não são boas fontes de cálcio, muito menos bem absorvidos, por isso, foram restritos na pirâmide alimentar dos Estados Unidos em 2012, para uma a 2 porções por dia, com esse alerta sobre a não necessidade. Afinal, nosso organismo foi feito para o leite materno, depois da infância não possuímos mais a enzima lactase, para sua digestão. Leite de animais é  estranho e intolerado pela maioria dos organismos. Como comprovar a intolerância à lactose? Com a fita métrica após uma semana sem leite, preferencialmente, ou apenas com leite sem lactose (pessoalmente, acho sem sabor). Consuma no máximo outros laticínios em pequena quantidade, inclusive whey. Se você mantiver sua rotina de exercícios e alimentar, notará redução significativa de gordura abdominal.

       Leia mais sobre fontes de cálcio neste artigo sobre pirâmide alimentar vegana e vegetariana.

 

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Chás ricos em cafeína – chá-verde, chá-mate, chá preto, chá vermelho, chá branco e chá amarelo: cuidado!

Esses “chás arco-íris” geralmente causam ansiedade e ou insônia. Estão em 1º lugar na lista pela popularidade, mas fica o alerta: se você for bem sensível à cafeína, pode ter o sono prejudicado se tomar a quantidade necessária, mesmo que pare às 17h. 

⚖️ Quantidade de chá-verde para emagrecer: 1 litro por dia, distribuído ao longo dele. Preparado da mesma forma que o chá de oliveira. Atenção, a maioria prepara de forma errada: atente ao tipo de água, hora de desligar, como adoçar e tipo de chá que deve usar. 

Sinto-me bem com ele, que não causa ansiedade nem insônia.

Se precisar de um destes termogênicos naturais, é só clicar para adquirir online:

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Chá de Oliveira 

Não causa ansiedade nem insônia, por não conter cafeína. Foi a indicação da nutricionista da Casa de Saron, da Zona Cerealista de São Paulo, após eu mencionar que não me dou bem com os chás acima, mais potentes.
Lembre-se que chás em saquinho perdem o efeito. É importante usar as folhas (ou no caso de gengibre, a raiz) e 
seguir todos os passos que a maioria não segue para fazê-lo adequadamente

⚖️ Quantidade de chá de oliveira  para emagrecer: a mesma dos chás acima, com o mesmo preparo.

cha-para-emagrecer

 

Em qual loja conhecida

há bom preço?

 

 

Vinagre-de-maçã

Além de acelerar o metabolismo, ajuda a diminuir calorias, pois pode ser usado como molho de salada, no lugar de azeite. Como usar: pepinos, tomates com folhas verdes, vegetais e na proteína isolada de soja (indicada mais pela proteína, não vitamina). Ou você pode simplesmente misturá-lo em água e beber. Sinceramente, água de vinagre, berinjela e gengibre me parecem muito com remédio e tornariam minha dieta ainda mais sacrificante.  

⚖️ Quantidade para a perda de peso: A quantidade diária de vinagre de maçã usado para perda  emagrecer é de 1-2 colheres (15-30 ml), na salada ou misturado com água.  ATENÇÃO: moderação é sempre a chave na nutrição. Tomar além dessa dose não é recomendado devido à sua acidez (PH) e a efeitos potencialmente nocivos  (porém, não comprovados), de acordo com site médico internacional. 

 


Dica: a melhor oferta de vinagre de maçã em grande loja online foi esta. Aproveite e leve com Chá de Oliveira.

Comparar as ofertas na loja 

 

 

Azeite de oliva para emagrecer

‼️  Pode ajudar a emagrecer ou engordar, apesar de saudável,

                                                    o azeite é calórico  ‼️

 

Por isso foi recomendado o vinagre-de-maçã para temperar saladas.
O azeite de oliva extra virgem tem muita gordura monoinsaturada, a “boa” , que  auxilia a redução do colesterol LDL, contudo, é bem calórico.

⚖️ Quantidade de azeite para emagrecer:  2  colheres de sopa, que contêm cerca de 140 calorias. Portanto, cuidado e lembre-se: é necessária a redução de 30% das calorias que você precisaria normalmente, incluindo a prática de atividade física. Em  cerca de uma semana , um quilo é eliminado (sem considerar efeitos diuréticos de chás – 2 quilos por semana é geralmente com líquido ou no início da dieta para quem tem sobrepeso). Você superestima a queima calórica do exercício? Eu já, até o nutricionista me alertar sobre isso. Por isso virei fã de app para dieta, é muito fácil termos a impressão de que tanto suor e alimentação saudável dá resultado.

Ver a recomendação de azeite de oliva

em mercado online

 

 ‼️Manter o peso com atividade física não é tão difícil, mas emagrecer                          depende “70% alimentação da e 30%  transpiração” ‼️

 

Pimenta

Contém uma substância chamada capsaicina, que favorece a queima de gordura impulsionada pelo exercício e podem intensificar a atividade metabólica em 20% . Você pode diversificar o uso: picados no arroz, em tortas, com recheios (de carne, palmito e ricota ou outros queijos, champignon com catupiry ou tofupiry – recheio vegano). Também podem ser usados como tempero de diversos pratos quentes e em saladas, por exemplo.

Atenção: evite à noite para não interferir na qualidade do sono.

⚖️ Quantidade de pimenta para emagrecer: 3 gramas diárias.

 

Suco de limão/ água de limão em jejum

Dietas detox recomendam a ingestão da água de limão em jejum, 15 a 20 minutos antes do café-da-manhã. Dica: tome assim que acordar, se arrume, escove os dentes a  partir de 15 minutos depois (devido à acidez, para não corroer esmalte dos dentes e depois tome seu café-da-manhã sem leite com lactose, além de controlar a quantidade dos demais laticínios no dia. 

Normal se referir a àgua e não suco devido à proporção utilizada.

 ‼️QUEM TEM GASTRITE OU PROPENSÃO A TER DEVE EVITAR. NÃO USE ESSE MÉTODO POR MUITO TEMPO‼️

⚖️ Quantidade de água com limão para emagrecer: meio limão para meio copo de água, sem adoçar. Alguns nutricionistas indicam que o adoçante Stévia é o único que não altera propriedades dos chás nem de outras bebidas termogênicas.

Cereais integrais

Ótima notícia para quem não aguenta dietas restritivas como a low carb (de baixo carboidrato)?Auxliliam a perda de peso por conterem fibras. Consuma-os na medida certa, preferencialmente até o período da tarde e em quantidades controladas. O corpo queima o dobro de calorias apenas com o consumo desses alimentos termogênicos naturais para emagrecer e, além disso, você se sente saciado por mais tempo. 

Exemplos de cereias integrais: Arroz integral, aveia, cereal matinal de milho sem açúcar, gérmen de trigo, amaranto, trigo para quibe ( preferencialmente de carnes magras, feijão, grão-de-bico, lentilha ou abóbora), quinoa em grãos (cozida, com o arroz ou no lugar dele, bem temperada e com legumes), quinoa em flocos ( no cereal matinal, não é necessário cozinhar o cereal em flocos).

Quantidade diária de cereais integrais para emagrecer: depende bem da sua dieta, do dia em que fará  ou não determinado tipo de exerício e rotina, se já vai consumir carboidratos após o treino, por exemplo. Uma a 2 colheres no café da manhã e a mesma quantidade no almoço é uma boa pedida. Lembre-se de não ficar sem carboidratos depois. Leia aqui como consumir carboidratos no pós-treino. Dieta low-carb tem sido prescrita para quem faz musculação, porém, a maioria sofre demais com ela e até tem impactos psicológicos: nervosismo e depressão.

Eu pessoalmente não recomendo por muito tempo, no máximo para ajudar a perder os últimos pneus, sei que funciona para eliminar de vez a barriga. Há nutricionistas que prescrevem essa dieta restritiva por bastante tempo, mas lembre-se de verificar como seu metabolismo e psicológico se adapta: está num período agitado e com ansiedade? Mais uma razão para não eliminar totalmente os carboidratos integrais da dieta, sobretudo se malha, eles que darão energia. Alguma fruta ou à noite dependendo do treino: pode ser uma maçã, para trazer saciedade. Se for jantar após o treino, é uma boa ideia incluir frutas de alto índice glicêmico como banana e manga um pouco antes ou no jantar .  Lembre-se que com a refeição a absorção é mais lenta, mas isso não vai acabar totalmente com seus resultados e está em função de seu treino e objetivos. Confira a  Lista de  Índice Glicêmico dos alimentos aqui e o que é ideal consumir antes e após o treino, bem como fatores que interferem no IG. 

Obs: Mesmo os termogênicos sem cafeína podem impactar no sono se consumidos à noite, segundo parte de nutricionistas que questionei, outros dizem que não, há divergências e depende de qual termogênico. Se não puder evitar, observe a sensibilidade do seu organismo. 

E você, quais alimentos termogênicos prefere? Comente abaixo, pelo Facebook.

 

Quais os mercados mais baratos para os termogênicos?Logo

 Precisa de alguns desses termogênicos naturais e está sem tempo de fazer compras e enfrentar fila? É só clicar para adquirir online. Lembre-se que nem sempre as melhores promoções de alimentos são encontrados em mercados.

Confira aqui em qual lugar há chá e vinagre com bons preços

 

📱Está sem tempo para adequar dieta aos seus treinos e necessidades e ter a máxima eficácia? Você pode consultar uma online do app de dieta da Nutrisoft.

➡🏃🍎 Para ajudar os resultados da dieta, confira a Agenda Esportiva, que inclui eventos esportivos, inclusive GRÁTIS. Veja também a sessão de Exercícios & Treinos e mais artigos sobre Alimentação & Dietas.

Lembre-se que o ideal é visitar regularmente o site, pois dificilmente você verá todas as notificações mesmo que siga os procedimentos acima.

Abraços e bons treinos,

Ariane Pratti – adicionar ao Facebook e mandar mensagem. Gostarei de saber qual artigo você leu e qual sua relação com esportes e assuntos relacionados.

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Sobre o autor

Ariane Pratti

ARIANE PRATTI
Especializada em Redação Publicitária e Relações Públicas pelo Senac-SP. Tradutora e Bacharel em Letras graduada pela histórica Unibero, SP.
Estudante de Educação Física.
Revisora da Tradução Técnica do livro Corrida e Boa forma Após os 40, da Editora Gente.
Locutora de provas pedestres. Repórter em várias coletivas de imprensa.
Escreva para ariane@s2atividadefisica.com.br para: sugestões, parcerias com o site, para cobertura de eventos esportivos e ligados a saúde, bem como para orçamento de Tradução (Inglês - Português) e Marketing Digital. Na nossa equipe também há Webdesigner, para fazer seu site.
Entrei neste universo fitness antes da faculdade. Pratico atividades físicas desde a infância, influenciada pelo pai, ultramaratonista e Personal Trainer. Comecei a correr regularmente em 2002.

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