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O poder da mente para emagrecer

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Inspire-se em pensamentos que ajudam a perder e manter o peso. Comente no artigo os seus para incrementarmos a lista!

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Pensamentos que ajudam a manter a rotina de exercícios e peso, ou perder

Confira também técnicas para você  se manter firma e forte na dieta!

Ariane Pratti

Foto: Ariane Pratti
Troféu para mim e para você, cada vez que dribla seus pensamentos!

Por Ariane Pratti- Editora do S2 Atividade Física e esportista –  que teve que se tornar expert para combater o “fim de semana do lixo” ou “mereço muito chocolate depois de hoje”.

 

Nem mesmo a disciplina para conciliar a rotina com exercícios e alimentação balanceada regularmente basta para manter a saúde e a boa-forma. A maneira de pensar é crucial. Ao contrário do que muitos comentam por aí, não é porque você faz exercício regularmente que é fácil manter a forma nem emagrecer.

Primeiramente, há fatores genéticos e hormonais, que podem dificultar bastante isso, inclusive para quem tem uma alimentação e rotina de exercícios regrada. Por exemplo, quem tem a disfunção hormonal hipotireoidismo ( em geral, genético), vai verificar com o endocrinologista que só depois de cerca de 2 meses de reposição hormonal diária vai poder começar a perder peso. Além disso, apesar da disciplina para exercícios e estilo alimentar saudável, todos estão propensos a ter seus deslizes em comemorações ou em fases de muita pressão e ansiedade.

Ademais, conforme já mencionado no artigo Cálculos para emagrecimento, publicado no jornal impresso de 07/13 , alimentação balanceada apenas mantém o peso. Para que a perda ocorra, é necessário que se gaste no mínimo 30% a mais de calorias do que o corpo precisará durante o dia, inclusive com os exercícios ( sim, isso mesmo, caso contrário o peso é mantido. A diferença é que é bem mais fácil não sentir fome nem a pressão de diminuir tanto as calorias). Além disso, naturalmente, quando se gasta muito com exercício, dá vontade de comer mais também. A boa notícia é que atividades aeróbicas como corrida, natação e ciclismo regulam a fome em vez de dar aquela vontade de comer, como a musculação, por isso também, os treinadores costumam indicar que se faça a musculação antes de atividades aeróbicas, que ainda, vão gastar mais com o metabolismo já acelerado pela musculação. É bom lembrar que, também segundo o que foi mencionado nesse artigo de setembro, há um momento em que o corpo se acostuma com a prática de exercício, da mesma forma que ocorre com a dieta hipocalórica. Por isso , para otimizar a perda, é preciso estimular o organismo  mudar o com um treino diferente, como fazer circuitos revezando os exercícios de academia com corrida. Aí você tem que estar disposto para mudar seu treino, com a orientação de um profissional de educação física mesmo que não seja muito chegado a musculação, a menos que opte pelo o que mais lhe dá prazer em vez do resultado na balança. Na verdade, você pode tentar por uns meses e talvez você até goste, ou se acostume.

Então vamos exercitar é a massa cinzenta agora, o que requer muito treino também! Primeiramente, note que o título desta seção é positivo, e não “pensamentos que engordam”. Foque sempre no que lhe motiva, e não no que é “proibido” ou “errado”.

Esta seção colaborativa visa a troca de pensamentos e experiências adquiridas por diferentes pessoas ao longo da vida. Colabore pelo Facebook, pelos comentários abaixo do artigo ou compartilhe os posts por e-mail!

Começo com um pensamento que me ajuda muito a me manter firme para manter uma dieta hipocalórica por muitas semanas, dito por Miriam Cavadas, amiga que precisa manter a disciplina para manter o peso. Ela também é magra por persistência, e não por tendência:

  Não é porque comi 3 docinhos que comerei 30!

Isso parece óbvio, mas em festa, a gente não costuma pensar dessa forma e deixa para entrar nos eixos“amanhã”, que nunca chega, né? He he.

 Não vou deixar pra me cuidar só 2ª! Neste momento que mereço estar bem e a hora é agora!

Esse pensamento está ligado a outro :

·        Não é por um mês que não vou comer isso, mas hoje. Hoje que quero estar bem, sem complexo de culpa e emagrecer. Hoje que vou me exercitar. Se amanhã eu quiser chutar o balde, é outra história. Não interessa se minha disciplina tem que durar semanas ou um mês, sei que hoje vou me cuidar.

Aliás, isso me lembra uma dica de uma biomédica que trabalha com estética:

·        6ª É O MELHOR DIA PARA COMEÇAR DIETA!

Afinal, você não teve que passar a semana se controlando. Aí resistir no fim de semana fica bem mais fácil, aí a partir de 2 ª é a parte menos complicada.

  •                    Não há “projeto verão”, mas sim, “projeto de vida”.

  • Em 1 “fim de semana de chutar o balde” posso ganhar 1kg, mas leva mais que uma semana para perdê-lo.

(Especialmente se você considerar gordura mesmo, não o efeito do chá diurético do chá, ou seja, a perda de líquido). Gordura mesmo leva uma semana para perder um 1kg! E é a partir do 3ª dia de dieta que você vai começar a emagrecer, portanto, leva no mínimo 4 dias para compensar o dia do lixo.

 

Cuidar-se é um estilo de vida. É natural ganhar uns quilinhos durante o inverno, independentemente  de conseguir encaixar a alimentação balanceada e exercícios na rotina.

Ansiedade para resultados rápidos só propicia o ganho de peso. Não adianta, dietas “ milagrosas” nem “fitoterápicos milagrosos” (remédios naturais) vão trazer resultados sem disciplina… isso, quando trazem resultados de verdade. Até uma cápsula placebo farinha pode iludir que ela é que faz perder peso, ao passo que toda a rotina alimentar e de exercícios foi alterada e responsável pelo resultado.

TÉCNICAS PARA MANTER O PESO OU EMAGRECER

Primeiramente, evite comprar delícias engordativas. Frutas secas ajudam a driblar a vontade doida de doce: damasco, ameixa, passas ( as brancas têm menos açúcar natural, a frutose). No entanto, sempre manere, para não extrapolar as calorias. Não encha a mão com essas delícias, e tome um cuidado especial passas pretas, figo seco e tâmaras, que são bastante doces.

A clássica técnica de colocar foto na geladeira ou no seu quarto de  como você quer estar e como está agora pode ajudar bastante.

Outra dica é experimentar uma roupa apertada e a deixar bem à vista no armário, para você sempre visualizar o que quer voltar a vestir.

E VOCÊ, O QUE DIZ?

Ariane Pratti

Ariane Pratti

Quais são suas formas de pensar que ajudam a não sair dos eixos ? Comentários abaixo, pelo Facebook.

 

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Sobre o autor

Ariane Pratti

ARIANE PRATTI
Especializada em Redação Publicitária e Relações Públicas pelo Senac-SP. Tradutora e Bacharel em Letras graduada pela histórica Unibero, SP.
Trabalhei como Revisora de Corrida e Boa forma após os 40, da Editora Gente.
Locutora de provas pedestres. Repórter em várias coletivas de imprensa.
Escreva para ariane@s2atividadefisica.com.br para: sugestões, parcerias com o site, para cobertura de eventos esportivos e ligados a saúde, bem como para orçamento de Tradução (Inglês - Português) e Marketing Digital. Na nossa equipe também há Webdesigner, para fazer seu site.
Entrei neste universo fitness antes da faculdade. Pratico atividades físicas desde a infância, influenciada pelo pai, ultramaratonista e Personal Trainer. Comecei a correr regularmente em 2002.

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