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Atividade física na 3ª idade – entrevista com Tomiko Eguchi

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Apoptose, o que é este “palavrão”? Eu posso ter? Quais os benefícios  psicológicos? Como impacta positiva ou negativamente no sono?

Apoptose  é o processo geneticamente programado de envelhecimento de todas as nossas células. Ao nascermos, elas têm sua maior potencialidade que diminuem ao longo do tempo. A disfunção programada de nossos órgãos acentuaria com a terceira idade, o que nos obriga a nos resguardar com mais ênfase de todos os fatores de risco que causam nossas doenças.

O envelhecimento por si não causa moléstias, o que ocorre é apenas maior vulnerabilidade para adquiri-las. Portanto, o indivíduo que conserva todos os hábitos saudáveis não adquire doença alguma.

O principal fator de risco para provocar um declínio funcional dos órgãos seria a baixa atividade física, segundo todas as entidades que estudam doenças geriátricas.

O sedentarismo supera o tabaco, o álcool, e o sobrepeso como principal fator de risco de doenças.

A doença de Alzaimer é o exemplo típico de intensa relação com a vida sedentária.

Por isso, a necessidade de movimentar-se na terceira idade é até mais importante do que na juventude.

Portanto, praticar atividade física em caráter moderado todos os dias propicia ao idoso:

A atividade física na 3ª idade tem importância acentuada para quem tem a velocidade metabólica reduzida.

A atividade física pode beneficiar o sono ou não: cuidado com o exercício intenso noturno.E tem importância acentuada para quem tem a velocidade metabólica reduzida./em>

  • músculos fortes,
  • assim, ainda diminui a possibilidade de quedas que podem lhe causar graves fraturas e hospitalizações.
  • peso corporal equilibrado, o que é ainda mais relevante para o idoso, que tem a velocidade do metabolismo reduzida e ainda pode sofrer de problemas do joelho, que são mais um fator que o impede de  praticar atividades intensas. Assim, manter o peso é crucial para não sobrecarregar os jeolhos.
  • combate ansiedade, logo, desânimo,  da depressão
  • menos propensão para adquirir moléstias infecciosas degenerativas e neoplásicas (ou seja, cancerígenas).
  • liberta de distúrbios do sono ( evite atividades aeróbias intensas poucas horas antes de dormir. Opte por musculação leve ou aeróbicos leves: caminhada, transport, ergométrica e natação, por exemplo).

 

 

Enfim, lhe proporcionará uma vida mais feliz e melhor qualidade de vida.

ARIANE PRATTI  ENTREVISTA: TOMIKO EGUCHI

Ariane Pratti, Editora

Ariane Pratti, Editora

Tomiko Eguchi

Maratonista com quase 70 anos chama a atenção nas provas de longa distância por sua motivação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1) Tomiko, qual sua idade atualmente?

67 anos

2) O que ou quem a motivou a correr?

Orientação médica, diagnóstico OSTEOPOROSE, que regrediu em 99%, após uns 3 anos de atividade.

3) Há quanto tempo corre?

Corro há mais de 15 anos.

4) Como foi a evolução de sua corrida em termos de quilometragem?

Depois se algumas semanas , comecei correr 5 km. uns 10 mese depois 15 km, meu primeiro São Silvestre.  meia maratona, mais de 4 anos.  a maratona com 1 ano.
5) Quais provas foram mais marcantes para você? Por quê?
Varias são marcantes, mas a de montanhas na Argentina com 160 km, mais de 55 km, foi demais. Percurso nas altas montanhas, terrenos vulcânicas, mais de 8.000 m., de altitude, matas fechadas, frios e escuridão total à noites e solidão !!! Visual fascinante, coisas de filme.
 O povo foi incentivador e a organização nota mil.  

6) Quais dicas você dá para nossos leitores?

Praticar esportes, e muito gratificante, é bom demais, mas faça com muito AMOR.

➡ Quem você conhece que vai se motivar com o exemplo da icônica Tomiko?

Hoje tenho 32 anos. Aos 16 anos, ao acompanhá-la nas Maratonas, eu já pensava: após aposentar vou viver correndo, como ela, nada de sofá!

Você também? Tem amigo que precisa daquela motivação? Comenta aí pelas redes sociais e compartilha .

DIETA INOVADORA, TREINOS E APP COM ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PERSONALIZADA

Em qualquer idade, é crucial a individualização do treino e dieta. Importante ressaltar porém que há menos profissionais altamente qualificados para lidarem com as especificidades dos jovens acima de 60.  Por isso, a equipe do S2 Atividade Física selecionou para você os profissionais que estão se destacando no mercado.

1) Treinos de Corrida, Ciclismo, Musculação e Crossfit

Os atendimentos de nutrição e treino da  Body Dream são on-line e destacam-se por otimizarem seu sistema hormonal , pautados em cálculo personalizado das calorias e de macronutrientes essenciais para que você alcance sua meta. Você tem à disposição todos os dias uma equipe de especialistas e, que aptos a orientar você da forma  mais  atualizada e avançada possível.

Quero saber mais pelo site 

2) App  grátis Nutrisoft para planejar seu cardápio

 

Precisa emagrecer mas fecha a cara só de pensar em dietas caras complicadas e ter que sair para comprar ingredientes elitistas ou que você nem gosta tanto?

Você vai se animar com a verdadeira reeducação alimentar, com o app da Nutrisoft , que vai ajudar você a não sofrer com dieta e a manter a redução calórica facilmente, até sem radicalismos. Barrinha de proteína após o treino tá liberada por ex. E daí que tem açúcar, já que seu metabolismo se mantém acelerado 2h após o treino? Claro que evitar açúcar é saudável, sobretudo o branco, contudo, você não precisa se martirizar com restrições nem sair correndo na loucura porque não há na cozinha nenhuma das opções do cardápio.

O aplicativo conta as calorias por ti e, dentre outras funções, oferece  relatórios  gráficos de seu desempenho em comparação com sua meta, bem como  alarmes sonoros para lembretes na hora de tomar água e fazer refeições ,

Leia aqui o artigo já publicado sobre essa ferramenta incrível, que tem à disposição nutricionistas selecionados. Lá há minha foto de antes e depois, quando fiquei super feliz por finalmente levar a dieta numa boa por um mês, sem eliminar as barrinhas proteicas de chocolate.

Quero baixar o app grátis e ver detalhes no site 

3) Dieta de 21 dias do Dr. Rodolfo

Rodolfo Aurélio

É provável que você já conheça O Dr. Rodolfo Aurélio, especialista em Naturopatia, com possui formação internacional. Formou-se também, em fisioterapia, micro fisioterapia e osteopatia.

Detalhes neste artigo .Veja tambémdepoimento de quem finalmente conseguiu resultado com o regime.

Quero saber mais sobre esta dieta que está bombando!

 

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Abraços e bons treinos,
Ariane Pratti.

 

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Sobre o autor

Dr. Ruggero Bernardo Gidugli

Maratonista com mais de 70 anos, e especialista em medicina esportiva, Dr. Ruggero atua em hospitais públicos e ministra palestras sobre saúde e qualidade de vida.
GRADUAÇÃO E 3 MESTRADOS PELA UNIFESP
Graduação: Medicina.
Mestrados: Ciências da Saúde.
Cirurgia.
Administração Hospitalar.
Especialista em Medicina Esportiva.

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